O mês de julho foi marcado pela primeira etapa da Semana Missionária “Igreja em Saída” (Smigs), evento promovido pela Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em atendimento à proposta feita pela Comissão Especial para o Ano Nacional do Laicato a todas as dioceses do Brasil. Na programação, ocorrida no período de 8 a 15 de julho, estavam incluídas celebrações, visitas e bênçãos, com o objetivo de proporcionar oportunidade de se fazer a experiência de Deus em meio ao povo.
Antecedendo o calendário proposto, foram realizadas duas formações preparatórias para os missionários envolvidos. A primeira aconteceu no dia 8/6, no Centro Catequético da paróquia, e foi conduzida por Marcelo Cunha, integrante do Conselho de Leigos e Leigas do Setor Alvorada. No dia 17/6, foi realizada a segunda formação, ministrada por Dayse Conceição, vice-presidente da União do Apostolado Católico (UAC) do Brasil, responsável pela organização da Smigs no Setor Alvorada e coordenadora do Conselho de Leigos e Leigas do mesmo setor. O encontro foi na comunidade São Mateus, localizada na rua Francisco Orellana, no bairro Dom Pedro.
A Smigs teve início com a Missa de Envio, realizada no dia 8/7, com o tema “A vida é Missão!”, presidida pelo pároco Nelson Taffarel. Nos dias que seguiram, aconteceram celebrações conduzidas por leigos e leigos da paróquia, bênção dos celulares e dos pães, renovação das Promessas Batismais, além do ato penitencial, com a queima de papéis, onde os paroquianos escreveram os males que lhes afligem. O encerramento se deu no domingo (15), com Celebração Eucarística presidida pelo vigário paroquial, Cesar dos Santos, com o tema “A missão continua!”.
A coordenação da Smigs foi composta por Mariângela Lenzi Miori, Luzilda Pimentel, Irma Batista, Vera Lúcia Soares e Zilma Bonates. Para Miori, a ação teve um propósito especial: difundir a mensagem de Jesus. “A Semana Missionária tem o objetivo de levar a todos o Jesus de Nazaré, praticar a misericórdia, restaurar vidas machucadas, libertar a todos para também poderem experimentar o grande Amor do Pai por cada um de nós”, disse.
Dayse da Conceição ressalta a relevância da visitação para comunidade. “O mais importante foram as visitas às famílias, onde tivemos contato com a realidade de nossa comunidade. Foi uma experiência gratificante, pois as pessoas assumiram a sua missão”, conclui.
Cabe ressaltar que, oficialmente, as visitas às residências iniciaram no dia 23/6, com o objetivo de alcançar o maior número de famílias possível, e atenderam o conjunto Dom Pedro I e II, conjunto Kíssia I e II, conjunto Débora, além das comunidades São Mateus, Santa Teresinha, São Vicente Pallotti e Sagrado Coração de Jesus. Mesmo com o encerramento da primeira fase do evento, que terá uma nova etapa em outubro, as visitas continuarão acontecendo nesses locais.
Você pode conferir as fotos da primeira etapa aqui.
— — —
TEXTO: Viviane Figueira / Pascom
FOTOS: Divulgação Pascom
Comentários
No comments