No período de 19 a 21 de janeiro, a comunidade São Vicente Pallotti, da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, realizou o Tríduo em homenagem ao santo de mesmo nome. O evento, que está em sua 16ª edição, aconteceu no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, e reuniu, aproximadamente, 40 fiéis.
Na programação, os dois primeiros dias foram dedicados à Celebração da Palavra, enquanto o domingo (21), data que antecede o aniversário da morte de São Vicente Pallotti, foi marcado pela peregrinação com a imagem do santo, que partiu da rua 01, em direção à residência da paroquiana Célia Oliveira, local em que aconteceu a Missa Solene, presidida pelo padre Antonio Lucena.
Antes de iniciar o trajeto, padre Lucena fez uma explanação sobre o sentido da procissão.
“Nós, cristãos católicos, seguimos em direção de Cristo e costuma-se colocar a imagem do santo à frente da procissão indicando que, como ele, que caminhou também para Jesus, nós caminhamos juntos para Cristo”, explica padre Lucena.
Após o Tríduo, a comunidade se reuniu no dia 22 para uma grande celebração em comemoração ao dia do Padroeiro, com a presença das damas de Pallotti. Meiriane Silva dos Santos, que assume em 2018 o seu primeiro ano como coordenadora da comunidade, fala sobre a gratificação de organizar o evento pela primeira vez.
“A sensação é de dever cumprido, um alívio muito grande por tudo ter dado certo e, principalmente, por atingirmos a nossa meta, que é ter a comunidade unida, caminhando com a gente. A nossa felicidade é saber que outras pessoas, que nunca participaram, puderam estar aqui hoje”, destaca Santos.
Cabe ressaltar que, no dia 16 de maio deste ano, será celebrado o bicentenário da ordenação presbiteral de São Vicente Pallotti, fundador da União do Apostolado Católico (UAC), que em 1963 foi canonizado pelo Papa João XXIII.
TEXTO: Viviane Figueira / Pascom
FOTOS: Divulgação Pascom
Comentários
No comments